SUPER DICA PARA A APROVAÇÃO
CONCURSO PÚBLICO: O MISTÉRIO DA APROVAÇÃO
Como desvendar esse mistério? Qual a fórmula mágica da aprovação? Antes de responder a essas perguntas precisamos fazer algumas colocações.
Diversos mitos foram criados em torno do concurso e por isso muitos concurseiros já chegam derrotados nas provas ou até com a justificativa pronta da não aprovação. Chegam até a achar explicação divina “muitos são chamados, poucos os escolhidos”.
A primeira barreira a ser quebrada é a de acreditar que a aprovação não pode ser alcançada. Acredite! O concurso é para todos! Qualquer pessoa pode conseguir, pois o teste de conhecimento não mede inteligência e sim o grau de preparação para aquela prova. Por isso que afirmo que é mais transpiração que inspiração.
Muitos acreditam que a regra do concurso é a não aprovação e de fato isso acontece quando verificamos a lista de inscritos por vaga, no entanto, ao analisarmos os resultados percebemos que mais de 90% não atingem nem mesmo 60% da prova (é claro que estou falando do cespe).
Para o concurso de Analista Administrativo do STF foram 6331 inscritos para apenas 45 vagas. PASMEM! O primeiro lugar fez 63% da prova e o último dentro das vagas 52%.
Aí alguém vai dizer “a prova tava difícil e por isso aconteceu isso”. Não! As provas do Cespe são sim bem elaboradas, mas a maioria dos candidatos não estão preparados ou se preparam de forma errada e isso se repete.
Então, porque está tão difícil conseguir uma vaga? A indústria do concurso cresceu, muitos cursos, professores, livros, materiais, sites, apostilas, métodos etc. Com essa gama de possibilidades, por onde começar?
Voltemos para o mistério da aprovação. A verdade é que não existe fórmula mágica o que existe é uma preparação bem feita e para isso se faz necessário algumas etapas:
-
Tenha um objetivo: é o passo mais difícil, é um critério bem pessoal. Mais tenha em mente quanto se quer ganhar, que atividade desenvolver, nível de escolaridade. Pesquise e decida.É preciso ter foco.
-
Faça um diagnóstico pessoal: Identifique em que ponto se encontra para chegar ao seu objetivo.
-
Faça um planejamento: O planejamento de concurso envolve a pesquisa de disciplinas, de conteúdo, banca e de material de estudo.
-
Execute o planejamento: É aqui que se coloca em prática tudo o que foi planejado, sem essa transpiração não será possível a aprovação.
-
Procure um profissional especializado em concursos em caso de dificuldade de realizar os passos acima.
“É como se diz: Conhecendo o inimigo e conhecendo a si mesmo, não será preciso temer o resultado de uma centena de batalhas. Conhecendo a si mesmo mas não o inimigo, a cada vitória corresponderá uma derrota.”
SUN TZU
Estudar para concursos virou uma arte e não existem mais espaços para aventureiros. Para se ter um resultado positivo é preciso colocar em prática as dicas de execução abaixo:
-
Elabore resumos e mapas mentais;
-
Faça revisões; e
-
Muitos exercícios.
Bons estudos e até a próxima!!!
Flávio Boeres
Coach de Concursos