Desenvolvido por Dijeison Tiago 2014©

  • Facebook Social Icon

QUESTÃO 01

Os procedimentos de recebimento, registro, distribuição e movimentação de documento de arquivo são realizados, em regra, pelo setor de arquivamento intermediário.

 

QUESTÃO ERRADA

Os procedimentos de recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos de arquivos são atividades realizadas pelo protocolo, que, conforme explicitado na teoria sobre o assunto, é atividade de arquivo corrente.

QUESTÃO 02

É possível verificar que um documento de arquivo foi bem acondicionado quando ele está embalado adequadamente, de acordo com o seu suporte físico.

 

QUESTÃO CERTA

De acordo com a teoria arquivística, acondicionamento representa ato ou efeito de embalar ou guardar documentos de forma apropriada à sua preservação e ao acesso.

QUESTÃO 03

Em uma agência reguladora, como a ANVISA, por exemplo, os documentos que compõem o arquivo do setor de trabalho são aqueles produzidos e(ou) recebidos no desenvolvimento das atividades administrativas da agência.

QUESTÃO CERTA

O arquivo do setor de trabalho de uma instituição é composto pelo conjunto de documentos produzidos e recebidos, em decorrência do exercício de atividades específicas, qualquer que seja o suporte da informação ou a natureza dos documentos.

QUESTÃO 04

Para garantir eficiência e racionalidade ao processo de organização, os procedimentos arquivísticos devem ser sequenciados de maneira que a digitalização dos documentos do arquivo intermediário seja realizada antes da aplicação da tabela de temporalidade.

 

QUESTÃO ERRADA

Antes do início do projeto de digitalização, pressupõe-se que o tratamento arquivístico dos documentos e a avaliação e seleção dos conjuntos documentais a serem digitalizados, já tenham sido desenvolvidos, e que o acervo arquivístico selecionado tenha sido previamente higienizado, identificado e organizado (arranjo, descrição e indexação) .

QUESTÃO 05

De acordo com a Lei de Acesso à Informação, o acesso a dados contidos em documento classificado como reservado poderá ser restringido por até cinco anos.

 

QUESTÃO CERTA

De acordo com o art. 24 da Lei n. 12.527/2011: 

A informação em poder dos órgãos e entidades públicas, observado o seu teor e em razão de sua imprescindibilidade à segurança da sociedade ou do Estado, poderá ser classificada como ultrassecreta, secreta ou reservada.

§ 1º Os prazos máximos de restrição de acesso à informação, conforme a classificação prevista no caput, vigoram a partir da data de sua produção e são os seguintes:

I - ultrassecreta: 25 (vinte e cinco) anos;

II - secreta: 15 (quinze) anos; e

III - reservada: 5 (cinco) anos.

[...]

§ 3º Alternativamente aos prazos previstos no § 1º, poderá ser estabelecida como termo final de restrição de acesso à ocorrência de determinado evento, desde que este ocorra antes do transcurso do prazo máximo de classificação.

QUESTÃO 06

A aplicação da tabela de temporalidade resulta na definição do destino final dos documentos de arquivo, que pode ser a guarda corrente ou intermediária.

 

QUESTÃO ERRADA

A aplicação da tabela de temporalidade resulta na definição da destinação final dos documentos, que, de acordo com a teoria arquivística, pode ser a eliminação ou o recolhimento para a guarda permanente.

QUESTÃO 07

Na gestão de documentos, a atividade arquivística de classificação atribui ao documento um código representativo do seu conteúdo informativo.

QUESTÃO CERTA

A classificação é utilizada com o objetivo de agrupar os documentos sob um mesmo tema, como forma de agilizar sua recuperação e facilitar as tarefas arquivísticas relacionadas com a avaliação, seleção, eliminação, transferência, recolhimento e acesso a esses documentos, uma vez que o trabalho arquivístico é realizado com base no conteúdo do documento, o qual reflete a atividade que o gerou e determina o uso da informação nele contida. A classificação define, portanto, a organização física dos documentos arquivados, constituindo-se em referencial básico para sua recuperação.

CODIFICAÇÃO: consiste na atribuição do código correspondente ao assunto de que trata o documento.